CÂMARA DE SANTANA DO MANHUAÇU ORIENTA

A proliferação do mosquito da dengue é uma preocupação constante para as autoridades de saúde, especialmente em épocas de chuva e calor. Com a chegada do verão, aumentam as condições ideais para a reprodução do Aedes aegypti, principal transmissor da doença.

Infelizmente, muitas pessoas ainda não se conscientizaram da gravidade da Dengue e não tomam os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito. Além disso, há ainda aqueles que insistem em descartar lixo em locais inadequados, acumular água parada em casa e ignorar os sintomas da doença.

É por isso que é tão importante investir em ações de prevenção e conscientização. A Câmara de Santana do Manhuaçu tem um papel fundamental nesse sentido, pois ajuda a orientar a população sobre as medidas que devem ser tomadas para evitar uma possível epidemia.

Algumas das principais recomendações incluem:
Não deixar água parada em vasos de plantas, pneus, garrafas, caixas d'água e outros recipientes;
Manter os recipientes sempre limpos e secos;
Utilizar telas nas janelas e portas para impedir a entrada do mosquito;
Usar repelente e vestir roupas que cubram a maior parte do corpo;
Em caso de suspeita de dengue, procurar imediatamente um médico e evitar a automedicação.

Essas medidas podem parecer simples, mas são extremamente eficazes para evitar a proliferação do mosquito e, consequentemente, reduzir o número de casos de dengue. Por isso, é fundamental que todos estejam engajados nessa luta, colaborando para a construção de um ambiente mais saudável e seguro para todos.