Conheça a Cidade

Conheça a Cidade

Topônimo

O topônimo Santana do Manhuaçu é composto de Santa Ana, mãe da virgem Maria e avó de Jesus e da palavra indígena Manhuaçu, que significa "chuva grande" (aman'y: "água" -em sentido pluvial- no tupi-guarani, mais asu, que significa "grande") sendo uma homenagem à Santa e uma referência ao local onde se acha a cidade, à margem do rio Manhuaçu.

Inicialmente o local onde se ergue a cidade era denominado "Marajuba". Com a construção de uma capela em homenagem a Santa Ana e a elevação a Distrito de Paz em 1890 (Decreto 78, de 22 de maio de 1890), passou a ser denominado simplesmente "Santana", pertencendo ao município de Manhuaçu. Em 1911 adota definitivamente o nome de Santana do Manhuaçu (Lei 556, de 30 de agosto de 1911).

 

Geografia

Sua população estimada em 2004 era de 8.325 habitantes. O município possui relevo acidentado com muitas montanhas e serras ao sul - onde se situa a sede - e a leste, e uma planície a noroeste. A altitude mínima no município é de 625 metros e a máxima é de 1373. O município é cortado verticalmente pelo Rio Manhuaçu escoadouro de vários afluentes situados dentro do município. É cortado também de norte a sul pela rodovia MG-111, que liga a região norte da Zona da Mata na divisa com o estado do Rio de Janeiro à região do Vale do Rio Doce, onde este recebe as águas do Rio Manhuaçu, na divisa com o norte do Espírito Santo. Essa rodovia é o principal meio de acesso ao município.

O município possui dois distritos. O da sede e o de "Santa Filomena", situado ao norte a 28 km da sede do município. Pertencem ainda ao município os povoados de "Santa Quitéria" e "São João do Capim", a noroeste da sede. Os limites territoriais foram definidos pela Lei Estadual 2.764, de 30 de dezembro de 1962.[6]

Turismo

O principal atrativo do município é o Ecoturismo. As cachoeiras do Bonifácio e do Cardoso fazem parte dos atrativos naturais da cidade, além da Pedra de Santana para a prática do voo livre. O município está localizado no Circuito Turístico do Pico da Bandeira.

A região montanhosa e as paisagens exuberantes favorecem a prática de esportes radicais tanto o Voo livre e o Parapente, quanto o trekking, rapel e as trilhas de motocross. A cidade ainda conta com eventos festivos anuais em datas cívicas, com a presença de bandas e diversos artistas. Assim como as cavalgadas realizadas na cidade também são as encenações da Paixão de Cristo acontecidas na Semana Santa sendo emblemáticas em toda a região.

Economia

A economia local se baseia basicamente na agricultura familiar, bovinocultura leiteira e no cultivo da canade açúcar, Banana, hortaliças e café.

Educação

As escolas do município são as escolas estaduais Célia Pereira Mendes, Escola Estadual do Povoado de Santa Quitéria, Escola Estadual de Santa Filomena e as escolas municipais Da Faz dos Honórios, do Córrego dos Marambaias, Bernardo Ferreira, Canuto de Sales, Teófilo Baía, José Agostinho, José Cruz, Cristiano Picada, Juca Picada, De Ensino Fundamental 1 a 4 s, CEMEI Tia Celeste, Pré-Escolar Municipal Tio Bil, CEMEI Vó Neném, Escola de Ensino Fundamental de 1 a 4 s e APAE Escola Especial Mãe Pá.

Fonte: Wikipédia

logo rodape

Endereço

Tv. Célia Mendes Pereira nº 01, Centro
CEP: 36.940-000

Informações

Segunda a Sexta de 08h às 16h
Telefone: (33) 3373-1122
Email: camaramunicipaldesantana@gmail.com