04 DE ABRIL – DIA MUNDIAL DOS ANIMAIS DE RUA

A data foi lançado por organizações holandesas como uma forma de ajudar a diminuir o número de animais abandonados. Apesar de não ser uma data oficial, diversas organizações ao redor do mundo aproveitam para chamar atenção aos cerca de 600 milhões de animais de rua do planeta.
Cães e gatos de rua não fizeram essa escolha. Eles foram abandonados pelos donos, nasceram nas ruas ou simplesmente se perderam. Frequentemente, ficam mal alimentados, sofrem de calor ou frio extremo e de doenças. São perseguidos por pessoas hostis e violentas. Eles não criaram sua situação, mas têm que viver com ela – ou, como é mais comum, irão morrer com ela.
É importante lembrar também que, além de sofrerem todos esses problemas, os animais domésticos abandonados também podem interferir diretamente no equilíbrio do ecossistema que ocupam. À procura de comida, muitos desses gatos e cachorros podem caçar animais silvestres em áreas protegidas.